A Universidade de Coimbra (UC) marcará presença na Expo Osaka 2025, nos dias 15, 16 e 17 de julho, apresentando no pavilhão português uma série de projetos que ligam Portugal e Japão através da tecnologia sustentável, numa mostra do melhor da investigação nacional ao mundo.
A Universidade de Coimbra (UC) vai participar na Expo Osaka 2025, no Japão, nos dias 15, 16 e 17 de julho, com o objectivo de dar a conhecer “o que de melhor se faz em investigação em Portugal”. A presença da UC insere-se na representação nacional no evento, onde será dado destaque a iniciativas de cooperação luso-nipónica, centradas na sustentabilidade e na inovação tecnológica.
Em comunicado, a instituição sublinha que investigadores da Universidade estão a desenvolver projectos em colaboração com equipas multidisciplinares internacionais, capazes de dar resposta a desafios globais. A participação na exposição universal é, assim, vista como uma oportunidade para reforçar os laços científicos e culturais com o Japão.
Entre os projectos que a UC irá apresentar destaca-se o “Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento”, um centro de investigação focado nas temáticas do envelhecimento, e o “Activas”, uma iniciativa que propõe soluções inovadoras para os desafios demográficos ao nível do ambiente e dos espaços construídos.
Outro destaque vai para o “UAS4Litter”, um projecto que utiliza drones equipados com sensores ópticos e multiespectrais para detectar e inspecionar de forma autónoma o lixo marinho em zonas costeiras. Este projecto está a ser desenvolvido em parceria com o Governo do Japão e poderá permitir a aplicação de uma tecnologia de baixo custo para monitorização da costa japonesa.
Serão ainda apresentados o “Reefs”, um dispositivo que gera energia a partir das ondas; o HUB da Costa Atlântica da Região de Coimbra, pensado para fomentar o empreendedorismo e fixar talento na região; e o Campus da Figueira da Foz – UC Mar, que visa promover a inovação e a transferência de conhecimento nas áreas das pescas, transformação e comercialização de produtos da pesca e aquacultura.
O pavilhão de Portugal contará com uma área dedicada à Universidade de Coimbra, onde será instalada uma mesa digital interactiva que permitirá ligar em directo Osaka ao Pátio das Escolas, na Alta de Coimbra.
A representação institucional da UC na exposição estará a cargo dos vice-reitores João Nuno Calvão da Silva (Relações Externas e Alumni) e Nuno Mendonça (Inovação, Relação com Empresas e Empregabilidade).
A Expo Osaka 2025, que arrancou a 13 de Abril e decorre até 13 de Outubro, conta com a participação de 158 países e estima-se que venha a receber cerca de 28 milhões de visitantes ao longo de seis meses. O tema central da exposição é “Desenhar as Sociedades do Futuro para as Nossas Vidas”.
Portugal está representado sob o mote “Oceano: Diálogo Azul”, com o envolvimento de mais de 150 entidades, entre empresas, associações, autarquias e artistas. O pavilhão português foi concebido pelo arquitecto japonês Kengo Kuma e tem como mascote oficial um cavalo-marinho chamado Umi — que significa “oceano” em japonês.