Município de Braga reforça compromisso com o bem-estar animal ao anunciar a distribuição de 4.000 kg de ração, ao longo de 2024, às associações que cuidam de gatos de rua.
A Câmara Municipal de Braga irá disponibilizar, este ano, um total de quatro toneladas de ração às associações que se dedicam ao cuidado de animais errantes, em particular gatos. Segundo comunicado da autarquia, o apoio será distribuído em quatro tranches ao longo do ano, de forma a garantir a validade do alimento e a assegurar um apoio contínuo e eficaz às entidades envolvidas.
As associações beneficiárias desta iniciativa são a “Saquetas de Rua”, “Abandoned Pets”, “Abrigo da Luna”, “Amigatos da Milkinha” e “Mia Casa”.
Altino Bessa, vereador com o pelouro da Proteção Animal, sublinha que esta medida se insere no compromisso da Câmara com a responsabilidade social: “A proteção animal deve ser uma prioridade nas políticas públicas e na consciência coletiva da sociedade. Diariamente, as associações de proteção animal, abrigos e cuidadores independentes enfrentam dificuldades para alimentar os inúmeros gatos que vivem nas ruas ou foram resgatados do abandono. Temos vindo a assumir um papel muito proativo na promoção de campanhas de doação e na criação de incentivos para esta e outras causas associadas à política animal”.
Esta ação insere-se no Banco Alimentar Animal, estrutura criada pelo município com o objetivo de salvaguardar a saúde dos animais em situação de rua.
“A sua missão passa por apoiar, com alimentação seca, os animais que vivem em modo livre e possuem comportamento assilvestrado, impedindo a sua adoção por famílias particulares”, conclui a autarquia