Arranca hoje, no Fórum Braga, a nova edição das Semanas da Economia, uma iniciativa da InvestBraga que se prolonga até junho e visa dinamizar o tecido empresarial através de conferências, visitas a empresas, workshops e debates sobre inovação, desenvolvimento económico e territorial.
A InvestBraga dá hoje, 13 de maio, início à edição de 2024 das Semanas da Economia, uma iniciativa alargada que promove o debate sobre temáticas relevantes para empresas e instituições, com especial enfoque na inovação e desenvolvimento económico do território. O evento abre com a conferência “Reorganizações Empresariais – Aspetos fiscais e societários”, a decorrer das 9h00 às 12h00, no auditório do Fórum Braga.
Ao longo das próximas semanas, até 25 de junho, o programa propõe visitas a empresas, fóruns, exposições, talks e uma série de encontros que incentivam a troca de conhecimento entre agentes económicos, universidades, centros de investigação, empresas e a sociedade civil.
«Como temos mais ações, a programação foi dividida por várias semanas e é descentralizada, embora o Fórum Braga continue a acolher os principais eventos», explicou Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, na apresentação da iniciativa. A seu lado esteve Gil Carvalho, diretor da Dinamização Económica e Atração de Investimento da mesma entidade.
Entre os destaques do programa está o evento “Biotecnologia em Ação”, agendado para o dia 20 de maio, e uma iniciativa sobre mobilidade do futuro, “Driving the Future”, que terá lugar na Bosch, em Lomar. No dia seguinte, uma empresa nacional apresentará na Reitoria da Universidade do Minho a conferência “Inovar para proteger”, dedicada ao futuro da defesa e segurança em Portugal.
Ainda no dia 21, o grupo dst realiza no Fórum Braga a conferência “Habitar o Futuro: industrialização da construção”, enquanto a Rede Regional de Universidades Europeias promove a sua conferência anual, a primeira em formato presencial, envolvendo seis países, até ao dia 23.
No dia 22, o grupo Casais organiza um encontro sob o mote “Desbravar mercado com parcerias de sucesso”, também no Fórum Braga, antecedido por uma mostra empresarial com 98 expositores, sob o lema “De Braga para o mundo”. Nesse mesmo dia inicia-se a 4.ª edição do “Qualifica-te Braga”, feira dedicada à educação, formação e empregabilidade, direcionada aos alunos do 8.º, 9.º e 12.º anos.
O encerramento das Semanas da Economia, no dia 25 de junho, será marcado por uma Cimeira dos Embaixadores Empresariais de Braga, que reúne 40 empresários e CEO de mais de 350 empresas da região, responsáveis por 22 mil postos de trabalho e um volume de faturação de 5 mil milhões de euros.
Durante a manhã decorre ainda a reunião do Conselho Estratégico da InvestBraga. Já à tarde, o Fórum Económico apresentará os mais recentes dados sobre o crescimento de Braga, bem como os projetos estratégicos que colocam a cidade como referência internacional em inovação e sustentabilidade urbana.
Será também apresentado o Estudo do Impacte Socioeconómico da Atração de Investimento e do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga (2014-2016), culminando com um debate alargado que contará com a participação de entidades como IAPMEI, AICEP, IEFP, COTEC Portugal, e representantes do governo, incluindo o futuro ministro da Economia.
A iniciativa visa reforçar Braga como cidade de futuro, promovendo a colaboração entre todos os setores estratégicos para a competitividade e crescimento económico sustentável da região.