Alexandra Saraiva, Emília Pinho, Francisco Porto Fernandes e Pedro Moreira foram eleitos para representar o corpo estudantil no Conselho Geral da Universidade do Porto durante o biénio 2025-2027.
Alexandra Saraiva, da Faculdade de Farmácia (FFUP), Emília Pinho, da Faculdade de Medicina (FMUP), Francisco Porto Fernandes, da Faculdade de Economia (FEP), e Pedro Moreira, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), são os quatro estudantes escolhidos para representar os seus pares no Conselho Geral da Universidade do Porto durante o biénio 2025-2027.
Os resultados provisórios do ato eleitoral, realizado a 11 de abril, foram divulgados pela respetiva Comissão Eleitoral e determinam quem terá, nos próximos dois anos, a responsabilidade de integrar um dos principais órgãos de decisão da instituição.
As Eleições dos Representantes dos Estudantes no Conselho Geral da U.Porto contaram com a participação de 2.001 votantes. As duas listas candidatas reuniram um total de 1.874 votos, aos quais se somaram 50 votos em branco e 77 nulos. A Lista A foi a mais votada, conquistando 1.625 votos, face aos 249 obtidos pela Lista B.
Aplicado o método de Hondt e reordenados os candidatos conforme o número de votos individuais, os resultados provisórios — ainda sujeitos a certificação oficial — confirmam a eleição de Emília Pinho (640 votos), Francisco Porto Fernandes (515), Pedro Moreira (341) e Alexandra Saraiva (129), todos representantes da Lista A.
Com forte ligação ao movimento associativo — todos são ou foram presidentes das respetivas associações de estudantes, sendo que Francisco Porto Fernandes é o atual presidente da Federação Académica do Porto —, os quatro estudantes agora eleitos sucedem a Carlos Alves (FEUP), Constança Martins (FBAUP), Mariana Almeida (ICBAS) e Margarida Albuquerque (FMUP) na representação da comunidade estudantil no Conselho Geral.