Alexandra Saraiva, Emília Pinho, Francisco Porto Fernandes e Pedro Moreira foram eleitos para representar o corpo estudantil no Conselho Geral da Universidade do Porto durante o biénio 2025-2027.

Fotografia de grupo dos membros do Conselho Geral da U.Porto 2021/Photo of the members of the U.Porto General Board 2021

Alexandra Saraiva, da Faculdade de Farmácia (FFUP), Emília Pinho, da Faculdade de Medicina (FMUP), Francisco Porto Fernandes, da Faculdade de Economia (FEP), e Pedro Moreira, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), são os quatro estudantes escolhidos para representar os seus pares no Conselho Geral da Universidade do Porto durante o biénio 2025-2027.

Os resultados provisórios do ato eleitoral, realizado a 11 de abril, foram divulgados pela respetiva Comissão Eleitoral e determinam quem terá, nos próximos dois anos, a responsabilidade de integrar um dos principais órgãos de decisão da instituição.

As Eleições dos Representantes dos Estudantes no Conselho Geral da U.Porto contaram com a participação de 2.001 votantes. As duas listas candidatas reuniram um total de 1.874 votos, aos quais se somaram 50 votos em branco e 77 nulos. A Lista A foi a mais votada, conquistando 1.625 votos, face aos 249 obtidos pela Lista B.

Aplicado o método de Hondt e reordenados os candidatos conforme o número de votos individuais, os resultados provisórios — ainda sujeitos a certificação oficial — confirmam a eleição de Emília Pinho (640 votos), Francisco Porto Fernandes (515), Pedro Moreira (341) e Alexandra Saraiva (129), todos representantes da Lista A.

Com forte ligação ao movimento associativo — todos são ou foram presidentes das respetivas associações de estudantes, sendo que Francisco Porto Fernandes é o atual presidente da Federação Académica do Porto —, os quatro estudantes agora eleitos sucedem a Carlos Alves (FEUP), Constança Martins (FBAUP), Mariana Almeida (ICBAS) e Margarida Albuquerque (FMUP) na representação da comunidade estudantil no Conselho Geral.

Deixe um comentário